A reportagem abaixo faz parte da edição de Junho/23 da Portal Magazine. Para conferir a revista na íntegra, acesse o link abaixo:

https://issuu.com/portaldomorumbi

O mundo nos cobra uma mudança urgente e as alterações climáticas desenfreadas têm confirmado esta necessidade. Poupar é uma palavra de ordem, não só quando falamos do aspecto financeiro, mas também de recursos e bens naturais.

Pensando nisso e nas imposições diárias que a economia pessoal exige de nós, soluções diversas têm surgido no mundo como forma de conter os gastos excessivos de recursos, com a tecnologia, inclusive, sendo a principal aliada dessas mudanças.

Conceitos individualistas são deixados de lado e a ideia de dividir como forma de preservar se torna mais forte em diversas áreas. Nesse movimento, a economia compartilhada ganha força, tamanha é a sua eficácia, que até no setor imobiliário, tem dado as caras.

Muitos são os condomínios que experimentam projetos novos. Eles vão dos espaços makers – em que bancadas de trabalho e ferramentas podem ser usadas pelos moradores – aos co-workings de armários inteligentes que dão suporte ao aumento de delivery, e ainda serviços que facilitam as tarefas do dia a dia, como a lavagem de roupas.

A OMO Lavanderia Compartilhada (OLC) tem grande destaque. O serviço oferece estrutura, tecnologia e recursos profissionais para o cuidado com as roupas e recebeu o selo de qualidade e conhecimento de uma marca que já é referência na área de limpeza.

Sua proposta ajuda o condomínio a economizar energia elétrica e água e aumenta a qualidade de vida dos moradores em diversos sentidos, oferecendo maior rapidez na hora de lavar roupas.

“Conseguimos redução de consumo de água e energia. E o síndico tem todo o controle por meio do relatório de ciclo mensal”, informa Allan Zylberstajn, diretor comercial.

Uma máquina doméstica consome uma média de 120 litros de água por ciclo. “A nossa consome 50 litros, o que representa 70 litros de economia por morador. Digamos que o condomínio tenha 200 unidades, sendo que cada morador usa a lavanderia uma vez por semana, ou seja, quatro vezes ao mês. No final do mês, o condomínio economizará 56 mil litros de água, o que no ano inteiro representa cerca de 672.000 litros poupados”

As lavadoras contam com dosagem automática de produtos da linha profissional OMO e Comfort, com desempenho superior e maior cuidado com as peças.

Instaladas em duplas de lavadora e secadora, as máquinas operam em ciclos de 30 minutos para lavagem e 45 para secagem. O morador acessa o app OMO Lavanderia e faz a reserva de dia e horário. Pelo aplicativo, também pode acompanhar o histórico de uso, fazer recargas e o pagamento.

Importante frisar que temos no condomínio seis conjuntos de máquinas localizadas nas garagens dos seguintes edifícios, para atender as 800 unidades, sendo elas localizadas no Flamboyant, Manacá, Castanheira, Araucária, Magnólia e Álamo, que não geraram custo algum ao condomínio, além de ser mais uma comodidade aos moradores.