Gabrielle é moradora e subsíndica do Ed. Castanheira. Nascida na cidade de Heerlen na Holanda, ela mudou-se para o Brasil há 15 anos.

Confira abaixo a entrevista que o Blog do Condomínio fez com a Gabi:

 

Conte-nos um pouco de como veio morar no Portal

Morava com meu marido em um prédio logo atrás do Pão de açúcar. Da minha janela sempre observava aquela área verde gigantesca e me perguntava do que se tratava. Até que um dia resolvemos visitar o empreendimento. A princípio senti falta de uma sacada nos apartamentos, mas ficamos tão encantados com a natureza que resolvemos comprar um apartamento e nos mudar para o condomínio. Isso foi há 12 anos!

 

Olhando em retrospecto, foi uma decisão acertada?

Com certeza! Tenho 3 filhos – uma menina de 14 anos, um menino de 12 e outra menina de 9 – e eles aproveitaram (e ainda aproveitam) muito o Portal. Parquinhos, natação, amigos….. Pra mim foi muito importante por causa da área verde: o Portal é uma ilha verde em um mar de prédios. Quando minha família holandesa vem para o Brasil eles ficam encantados; acham que estão em um hotel 5 estrelas, um resort. Eles adoram ficar aqui!

 

Hoje em dia, você aproveita a área comum?

Sim, a gente tá sempre aqui fora. Academia, piscina, clube etc. Meus filhos fazem muitas aulas com a Bodycare – assessoria esportiva – e também outras com professores particulares. Eu uso bastante a academia com o personal. Gosto muito do restaurante, de sentar na sacada olhando nosso jardim. É uma mão na roda, principalmente com filhos.

 

Nesses 12 anos no Condomínio deu pra conhecer muita gente? Fez amizades?

Como estrangeira nem sempre é fácil fazer amizades aqui no Brasil. Muitas vezes a língua é um complicador, outras vezes são as diferenças de costume.  Mudar para o Portal me ajudou muito nesse processo. Há muitas famílias estrangeiras – que foram minhas principais amizades no início – mas hoje tenho muitos amigos brasileiros também. O fato de eu ter aprendido português também me ajudou nessa adaptação.

 

Como você se tornou subsíndica do Castanheira?

Eu comecei a me envolver nos assuntos do prédio durante a gestão do subsíndico anterior. Sentia falta de decoração de Natal e perguntei se eu podia ajudar a criar uma decoração naquele ano. Coloquei anúncios nos elevadores e logo outra moradora ofereceu doar R$ 100 para a compra de luzes de natal. Ficou muito bonito e depois daquilo o subsíndico anterior me disse “Gabi, você é mais adequada pra ser subsíndica do que eu!”. A partir desse momento entrei mais a fundo nas reformas das áreas comuns, a começar pela Sala de Espera do térreo. Com projeto da moradora e arquiteta Mia Michailovska, nós reformamos a sala de espera e ficou maravilhosa. Depois disso eu ganhei a confiança dos moradores e propus a reforma da brinquedoteca. Mais uma vez a arquiteta Mia fez o projeto e executamos rapidamente a proposta.

 

Essa brinquedoteca até hoje é um sucesso, não é?

Sim, com certeza. Na época foram 2 reformas simultâneas: a brinquedoteca do Flamboyant e a do Castanheira. E como foram as primeiras, as crianças dos outros prédios vinham brincar aqui. O processo todo foi muito legal, porque aos poucos, os prédios foram sentindo a necessidade de reformar suas áreas infantis. Então essas 2 reformas iniciais “puxaram” os outros prédios e hoje você encontra brinquedotecas excelentes pelo condomínio.

 

Tem algum projeto que você gostaria de ter feito mas ainda não foi feito?

Em relação aos salões de festas, nós reformamos inicialmente o salão da ala CD e deixamos o da ala AB para um segundo momento. Essa acabou sendo uma decisão acertada, por conta da pandemia – que impossibilitou o uso dos salões de festa em geral.

 

Como você enxerga o futuro do nosso condomínio? O que vê de novidade?

Existe um movimento muito forte de engajamento dos moradores – impulsionado pelas mídias socias. Os moradores se reúnem em grupos no Facebook e Instagram para comemorar tudo aquilo que o Portal tem de bom e também ajudar comerciantes locais. Acho esse movimento muito positivo.

Um segundo aspecto é a maior participação de pessoas jovens nas organizações e iniciativas do nosso condomínio. Hoje você vê muitos jovens no conselho, administração, diretoria etc. O que acabou trazendo diversas mudanças positivas – como a contratação da nova assessoria, por exemplo. Essa participação dos jovens é essencial para o Portal se manter atualizado.

Um terceiro aspecto são as exposições de arte no clube: maravilhosas! Eu sou pintora e ficaria muito honrada se um dia puder expor meus quadros lá.

Muito obrigado pela entrevista!