A reportagem abaixo faz parte da edição de Março/22 da Portal Magazine. Para conferir a revista na íntegra, acesse o link abaixo:

https://issuu.com/horizonpublicidade

 

Desde janeiro de 2022, as brinquedotecas do Portal seguem como espaço alternativo de brincadeiras e convívio entre moradores, pais e filhos. Tudo foi pensado com muito carinho, segurança e diversão. Reservada aos bebês e crianças de 10 e 11 anos de idade, o lugar contempla atividades sensoriais, recreativas e educativas, além de oferecer espaço de leitura e descanso.

Mariana Colnaghi Neumann, arquiteta e subsíndica do Jacarandá, foi quem criou o projeto, com o apoio  da Assembleia. Moradoras foram convidadas para participarem da Comissão da brinquedoteca. “Pesquisei sobre o tema e as ideias foram apresentadas. Foi instalado um brinquedão para crianças de 2 a 10 anos, uma área baby com brinquedos educativos e de madeira, assim como uma parede de marcenaria colorida que eu mesma pintei e pedi ajuda para o pessoal da manutenção. A Gabi, uma outra arquiteta do condomínio, me ajudou, assim como o nosso serralheiro, o Alberto, que me auxiliou na produção de um apoio Montessoriano para bebês”, explica Mariana.

“O elemento principal da brinquedoteca é o brinquedão. Colocamos um piso vinílico por ser mais confortável e, no chão, há um circuito de amarelinhas e ziguezagues que as crianças percorrem para chegarem a um jogo de dados. O bom é que esses circuitos sempre podem ser trocados por outros de novos temas”, complementa a arquiteta.

“Há uma parede chamada “play wall”, com um conjunto de canos de PVC com gavetas onde as crianças jogam bolinhas de plástico coloridas; além de uma parede de letrinhas e números montada com chapa de aço galvanizado que são para as crianças maiores escreverem. Também criei um “ball run”, composto por tubos de PVC abertos, com circuitos montados para fazer a bolinha cair nos furos do tampo de um baú, indicado para crianças de 7 a 8 anos”, explica Mariana.

A parede de lego é outro sucesso entre os pequenos. As peças ficam dentro de um baú e as crianças podem montar o que quiserem. A brinquedoteca também conta com duas mesas com jogos e livros, além do espaço baby, com brinquedos educativos de madeira. Na parede deste espaço, há um painel sensorial feito por Mariana e um ziguezague de apoio para bebês se levantarem e interagirem. O sofá foi reformado e, agora, está colorido e confortável para os adultos sentarem enquanto observam as crianças brincarem.

A inauguração do espaço aconteceu no ano passado e foi um grande acontecimento. A brinquedoteca tem acesso liberado somente aos moradores do Jacarandá e seus convidados, que cuidam muito bem do lugar e de todos os brinquedos.

A popularidade foi tão grande que outras torres do Portal, como a Álamo e a Araucária, estão seguindo
o mesmo modelo de projeto da brinquedoteca do Jacarandá. “Isso me traz bastante orgulho, pois é muito bom para os moradores do prédio terem um espaço agradável e que as crianças realmente queiram utilizar”, comemora Mariana. Não deixe de aproveitar os espaços recreativos que o Portal do Morumbi oferece e passe bons momentos ao lado dos filhos e de toda a família!